Antes de mais considero importante
admitir que tenho deixado o meu blog nos confins dos meus afazeres, pois pelos
vistos ando com problemas de gestão do tempo...Sendo certo que este peso que
carrego às costas (ou melhor, na consciência!) acabará por cair... :)
Fonte: Ralph Tench & Liz
Yeomans, 2009:106, fig. 6.3
A figura exposta - "Corporate
social responsability pyramid" - foi desenvolvida pelo autor Archie B.
Carroll em 1991 (referenciado pelos autores acima descritos), pois afirmava que
a responsabilidade social tem quatro vertentes: filantrópica, ética, legal e
económica.
Começando pelo topo, as
responsabilidades filantrópicas interligam-se à noção de cidadania, ou seja,
ser um bom cidadão e contribuir, através de que recurso for, para o
desenvolvimento e bem-estar da comunidade.
As responsabilidades éticas passam
obviamente pelo facto de que toda a acção tem que se reger pelo o que está
certo, pelo é justo e ou seja: agir sempre tendo por base a ética.
As responsabilidades legais indicam por
sua vez a obrigatoriedade de obedecer à lei vigente, pois é ela que determina,
na sociedade, o que está certo ou errado. O Direito e o dever e a obrigação da
sua aplicação é o estabelecer de uma fronteira entre a ordem e a desordem,
entre a civilização e o “estado selvagem”.
Por ultimo, as responsabilidades
económicas penso que a utilização da palavra profitable vai além do sentido do
'lucro' mas mais no sentido da palavra 'proveitoso', ou seja há que ter noção
de tirar proveito de, procurar sempre ser rentável.
Ainda segundo a perspectiva de Carroll,
é agora necessário, depois da descriminação de responsabilidades para os
respectivos stakeholders, desenvolver
uma ferramenta de análise para que a organização visualize o que se está a
fazer em termos económicos, legais, éticos e filantrópicos. Para este efeito o
autor desenvolveu um género de matriz, que eu aqui exponho retirada da mesma
obra utilizada neste post como fonte:
Stakeholders:
|
Economic
|
Legal
|
Ethical
|
Philanthropic
|
Providers of capital
Customers
Employees
Community
Competitors
Suppliers
Pressure groups
General Public
|
Fonte: Ralph
Tench & Liz Yeomans, 2009:106, fig. 6.1
Em suma, o que é importante retirar
desta pequena reflexão é que as responsabilidades/obrigações organizacionais
advêm da identificação/descriminação prévia dos vários stakeholders - todos os
públicos ligados à organização tanto ao nível interno como externo – sendo que só depois de estes estarem identificados é que se define então as
responsabilidades que se emanam perante eles.
Para efeitos de fundamentação do que
foi aqui exposto, trago também a seguinte citação:
"CSR
involves the conduct of a business so that it is economically profitable, law
abiding, ethical and socially supportive. To be socially responsible . . . then
means that profitability and obedience to the law are foremost conditions to
discussing the firm’s ethics and the extent to which it supports the society in
which it exists with contributions of money, time and talent. Thus, CSR is
composed of four parts: economic, legal, ethical and voluntary or
philanthropic." (Archie B. Carroll 1983, p. 604)
Fontes: TENCH, Ralph, YEOMANS, Liz, (2009)
Exploring Public Relations, Second Edition, Harlow: Pearson Education Limited,
p.105 - 107
CARROLL, Archie B (1999) Corporate Social Responsibility Evolution of a Definitional Construct in http://uga.academia.edu/httpwwwterryugaeduprofilespersonid443/Papers/398629/Corporate_Social_Responsibility_Evolution_of_a_Definitional_Construct
CARROLL, Archie B (1999) Corporate Social Responsibility Evolution of a Definitional Construct in http://uga.academia.edu/httpwwwterryugaeduprofilespersonid443/Papers/398629/Corporate_Social_Responsibility_Evolution_of_a_Definitional_Construct