4 de maio de 2012

'A perspective on CSR' : Archie B. Carroll


Antes de mais considero importante admitir que tenho deixado o meu blog nos confins dos meus afazeres, pois pelos vistos ando com problemas de gestão do tempo...Sendo certo que este peso que carrego às costas (ou melhor, na consciência!) acabará por cair... :)




 Fonte: Ralph Tench & Liz Yeomans, 2009:106, fig. 6.3


A figura exposta - "Corporate social responsability pyramid" - foi desenvolvida pelo autor Archie B. Carroll em 1991 (referenciado pelos autores acima descritos), pois afirmava que a responsabilidade social tem quatro vertentes: filantrópica, ética, legal e económica.

Começando pelo topo, as responsabilidades filantrópicas interligam-se à noção de cidadania, ou seja, ser um bom cidadão e contribuir, através de que recurso for, para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.

As responsabilidades éticas passam obviamente pelo facto de que toda a acção tem que se reger pelo o que está certo, pelo é justo e ou seja: agir sempre tendo por base a ética.

As responsabilidades legais indicam por sua vez a obrigatoriedade de obedecer à lei vigente, pois é ela que determina, na sociedade, o que está certo ou errado. O Direito e o dever e a obrigação da sua aplicação é o estabelecer de uma fronteira entre a ordem e a desordem, entre a civilização e o “estado selvagem”.

Por ultimo, as responsabilidades económicas penso que a utilização da palavra profitable vai além do sentido do 'lucro' mas mais no sentido da palavra 'proveitoso', ou seja há que ter noção de tirar proveito de, procurar sempre ser rentável.

Ainda segundo a perspectiva de Carroll, é agora necessário, depois da descriminação de responsabilidades para os respectivos stakeholders, desenvolver uma ferramenta de análise para que a organização visualize o que se está a fazer em termos económicos, legais, éticos e filantrópicos. Para este efeito o autor desenvolveu um género de matriz, que eu aqui exponho retirada da mesma obra utilizada neste post como fonte:


Stakeholders:

Economic
Legal
Ethical
Philanthropic

Providers of capital

Customers

Employees

Community

Competitors

Suppliers

Pressure groups

General Public





Fonte: Ralph Tench & Liz Yeomans, 2009:106, fig. 6.1

Em suma, o que é importante retirar desta pequena reflexão é que as responsabilidades/obrigações organizacionais advêm da identificação/descriminação prévia dos vários stakeholders - todos os públicos ligados à organização tanto ao nível interno como externo – sendo que só depois de estes estarem identificados é que se define então as responsabilidades que se emanam perante eles.

Para efeitos de fundamentação do que foi aqui exposto, trago também a seguinte citação:
"CSR involves the conduct of a business so that it is economically profitable, law abiding, ethical and socially supportive. To be socially responsible . . . then means that profitability and obedience to the law are foremost conditions to discussing the firm’s ethics and the extent to which it supports the society in which it exists with contributions of money, time and talent. Thus, CSR is composed of four parts: economic, legal, ethical and voluntary or philanthropic." (Archie B. Carroll 1983, p. 604)



Fontes: TENCH, Ralph, YEOMANS, Liz, (2009) Exploring Public Relations, Second Edition, Harlow: Pearson Education Limited, p.105 - 107
CARROLL, Archie B (1999)  Corporate Social Responsibility Evolution of a Definitional Construct in http://uga.academia.edu/httpwwwterryugaeduprofilespersonid443/Papers/398629/Corporate_Social_Responsibility_Evolution_of_a_Definitional_Construct