23 de março de 2012

Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE)

Fundada em 2002, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial surge tendo em vista a promoção do desenvolvimento da ética nas organizações integrando as suas práticas de gestão com a envolvência externa. A responsabilidade social, para esta associação, surge como uma consequência da aplicabilidade prática dos princípios éticos da organização e como tal defende a criação de programas específicos que levem as empresas a praticarem uma gestão socialmente responsável.

“A APEE acredita que a integração da ética e responsabilidade social no sistema de gestão favorece a sustentabilidade do projecto empresarial, criando um ambiente colaborativo e sinérgico na esfera relacional em que a mesma se integra – Colaboradores, Clientes, Parceiros, Comunidade e Ambiente. (…) Num mundo globalizado, as normas são um instrumento global de grande eficácia. Por isso a APEE solicitou e obteve do IPQ a qualidade de Organismo Normalizador Sectorial para os domínios da ética e responsabilidade social, tendo já desenvolvido as normas portuguesas nesta área e assegurado a participação portuguesa no processo de desenvolvimento da ISO 26000.

Esta associação tem assim como principais objectivos o promover da Ética e Responsabilidade Social nas organizações portuguesas no sentido da consciencialização, bem como o desenvolvimento de parcerias com outras entidades que promovam estes mesmos conceitos e ainda a investigação e estudo dos melhores procedimentos empresariais no sentido de promover as “Boas Práticas” a este nível. No website da APEE apresentam-se ainda outros objectivos como:

  • Identificar os referenciais internacionalmente reconhecidos e analisar a sua aplicabilidade à realidade Portuguesa;
  • Participar no desenvolvimento e implementação de referenciais normativos que auxiliem as organizações;
  • Elaborar e divulgar estudos e documentação de caráter científico sobre a temática da Ética e Responsabilidade Social;
  • Desenvolver ações de formação que contribuam para a sensibilizar empresários e gestores na integração destes conceitos no tecido empresarial português;
  • Organizar eventos com vista à promoção, divulgação, debate e implementação da Ética empresarial e da Responsabilidade Social.

Portanto, para a APEE a sua missão passa, essencialmente, pela divulgação da Ética e a Responsabilidade Social corporativa, objectivando a sua implementação e aplicabilidade aos modelos de gestão organizacional de modo a contribuir para um aumento da competitividade e rentabilidade ao nível da sustentabilidade humana, ambiental e económica.

Depois desta breve apresentação à APEE, o meu objectivo é, uma vez mais apenas a título de exemplo, mostrar o “Guia De Boas Práticas De Responsabilidade Social” que resultou do projecto PME Social surgido no âmbito de uma parceria com a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas (ANEMM). Este projecto destinava-se a 30 pequenas e medias empresas sediadas nas regiões do Alentejo, Centro ou Norte e objectivava consciencializar e incentivar as PME’s a adoptar estratégias de actuação mais sustentáveis tanto para a organização como para a sociedade, pois para em última instancia assumirem uma atitude social, ambiental e energética mais responsável.

Verificamos que as empresas que procuram ser socialmente responsáveis comprometem-se em gerir os impactes decorrentes das suas decisões, actividades e produtos, positivos ou negativos, promovendo a criação de valor económico e social. Procuram também atingir um alinhamento com os princípios da sustentabilidade, a contínua procura e incorporação de melhores práticas de governação do negócio, o diálogo e a cooperação com as suas partes interessadas, numa perspetiva da busca do bem comum.

O projeto incidiu principalmente sobre os domínios da Energia, Ambiente e Responsabilidade Social, tendo sido financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas, SIAC.”

“GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL": http://www.apee.pt/mediaserver/docs/guia_boas_praticas_rs.pdf

PS.: A meu ver, creio que este post subentende uma ideia chave, essencial para a contínua promoção deste conceito de Responsabilidade Social, e que vou resumi-la numa frase de Antoine de Saint Exupèry: "Ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão."


Fontes:

www.apee.pt

http://www.citador.pt