3 de junho de 2012

Sustentabilidade


A definição de “sustentável” Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

1. Que se pode sustentar.
2. Que se pode defender.
3. Que tem condições para se manter ou conservar

Como se depreendeu pela brevíssima análise ao artigo que coloquei no post anterior, uma das questões fundamentais aquando da aplicação de uma atitude socialmente responsável por parte de qualquer empresa, é que aquela se verifique no quotidiano, se prolongue no tempo procurando, portanto, uma continuidade. Ora isto reporta ao conceito tão emergente nos dias de hoje que é o da Sustentabilidade, pois implica que se configure ao desenvolvimento organizacional (e ambiental, social, económico, etc.) “condições para se manter ou conservar” no tempo.
Em suma o que se pretende realçar é a necessidade de uma aplicabilidade sustentável dos modelos de gestão organizacionais, pois uma vez mais não podemos esquecer que qualquer organização por estar inserida numa sociedade contribui naturalmente para o seu desenvolvimento e que como tal se emana automaticamente responsabilidades, deveres e obrigações que não devem ser descurados e que se devem poder “sustentar” e “defender”.

Por forma a fundamentar este post, vou deixar-vos com um vídeo bastante elucidativo do que trata este conceito de sustentabilidade:

“Sustainability explained through animation”: